domingo, 25 de abril de 2010

Onde é que estava Deus?

Deus estava , onde sempre esteve! O Crucificado continua a sofrer hoje. No sismo, na guerra, na violência, principalmente contra os inocentes, na fome, na miséria, em todo o lado onde nos parece que Ele está ausente é precisamente aí que Ele está! Ele sempre esteve a sofrer com os que sofrem. A pergunta certa não é «onde é que está Deus?», mas sim «onde é que estou eu?»; a pergunta certa não é «o que é que eu penso de Deus?», mas «o que é que Deus pensa de mim?»: isso é que é importante! Ele, o Crucificado, sempre esteve lá. Ele é o único que encarna a vida humana na sua totalidade, o único Deus que assume todo o sofrimento. Onde alguém sofre, Ele sofre. Por isso é que a nossa fé não é vaga, nem alienada, nem “etéreo-gasosa”; por isso é que a nossa fé não se perde nas nuvens, mas assume tudo aquilo que a vida é. Por isso é que a vida eterna não é uma coisa de mortos, mas é aquilo que começamos a viver aqui, agora, já! Na verdade, a vida eterna é o convívio com Deus.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caríssimo Orlando: Que agradável surpresa encontrar-te hoje, no mesmo local mas certamente por motivos diferentes: eu com as "minhas" Paróquias de Sacavém e Moscavide, tu com os Acólitos(?).
Afinal, tão distantes mas tão próximos. Obrigado pelas tuas palavras, pelas indicações que foste danto a este principiante, pela tua simpatia. Desculpa não nos despedirmos. Dá um abraço ao Pe. Martins, e talvez até breve.
Dia 27/6 estarei contigo em espírito, mas espero estar em Ansião, com toda a família pois nesse dia a minha Mãe faria 100 anos e pensámos homenageá-la na terra onde nasceu. Já combinamos com o Pe. Ventura. Que Deus te ajude.
FF.