sábado, 26 de outubro de 2013

A Fé

(Apresentado na Ultreia de 25-10-2013 na Sé Nova)


“A fé é garantia das coisas que se esperam e certeza daquelas que não se vêem.”
(Hebreus 11, 1)

 
A fé, tal como a esperança, é para este mundo, para esperar com perseverança aquilo que ainda não vemos, enquanto não chegamos a essa meta em que veremos Deus face a face. A fé, lança-nos, portanto, para o futuro. E, por isso, é a coragem de ultrapassar as aparências, de ver para a além do que é visível.

Rom 8, 22-27:
“Nós sabemos que toda a criatura geme ainda agora e sofre as dores da maternidade. E não só ela, mas também nós, que possuímos as primícias do Espírito, gememos interiormente, esperando a adopção filial e a libertação do nosso corpo. É em esperança que estamos salvos, pois ver o que se espera não é esperança: quem espera o que já vê? Mas esperar o que não vemos é esperá-lo com perseverança. Também o Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos o que pedir nas nossas orações; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.”

Acerca de Abraão, que acreditou na promessa de Deus e morreu ainda antes do seu cumprimento total, mas acreditando que Deus não falharia, diz o Catecismo da Igreja Católica:

146. Abraão realiza assim a definição da fé dada pela Epístola aos Hebreus: «A fé constitui a garantia dos bens que se esperam, e a prova de que existem as coisas que não se vêem» (Heb 11, 1). «Abraão acreditou em Deus, e isto foi-lhe atribuído como justiça» (Rm 4, 3). «Fortalecido» por esta fé (Rm 4, 20), Abraão tornou-se «o pai de todos os crentes» (Rm 4, 11. 18).

Isto coloca-nos várias interrogações…

 
Deus existe?

É possível chegar a Deus observando a natureza e o universo. Há uma “teologia natural”, ou “teologia filosófica”, com base na inteligibilidade do universo.

Para muitos cientistas, a forma como o caos se encaminha inexplicavelmente no sentido de gerar espontaneamente a ordem (o que aconteceu no processo da formação do universo, e não só…), a maneira como todo o cosmos parece “conspirar” a favor do aparecimento (e da manutenção!) da vida, tudo isso revela, para eles, atributos divinos, como consciência e intenção.

A grande questão da filosofia é “por que existe alguma coisa em vez do nada?” (Leibniz). Imaginemos o nada… qualquer coisa que existisse, por minúscula que fosse, teria já o “super-poder” de aniquilar o nada! Pois aí existiria já alguma coisa…

Ora, se existe alguma coisa (disso nós temos 100% a certeza, quanto mais não seja porque se “penso, logo existo” (Descartes)), então é porque algo ou Alguém teve que dizer um grande “sim” para que exista alguma coisa em vez de nada! (YouCat, preparação para o Crisma).

Se o mundo existe é porque algo o gerou; e algo que tem que ser exterior a ele, algo que transcenda o universo, pois aquilo que o provocou não pode fazer parte dele; aquilo que fez irromper o espaço e o tempo não pode fazer parte do espaço e do tempo! (YouCat)

Por isso, muitos (cientistas, filósofos) chegam à conclusão que existe um deus observando a inteligibilidade que marca o universo, a maneira sábia como a natureza está organizada, como se fosse um relógio. Este mundo é uma “máquina” tão perfeita que tem que haver uma inteligência por trás dela.

Só que esse deus relojoeiro, o deus dos filósofos, ainda não é o Deus de Israel nem de Jesus Cristo. Esse deus nem sequer é pessoal. É apenas uma inteligência cósmica universal, abstrata, não uma pessoa. Esse é o deus da maçonaria, não é o Deus da revelação (por isso a Igreja deixa bem claro que não se pode ser cristão e maçon ao mesmo tempo). E um deus assim até um ateu quase podia aceitar.

Ao deus dos filósofos e dos cientistas chega-se pela luz natural da razão; mas para chegar ao nosso Deus não basta a nossa inteligência, é preciso que Deus Se revele…
 

Deus é Pessoa (a Aliança)

Abraão, o nosso pai na fé: o primeiro homem a quem Deus falou, isto é, a quem Se revelou. Com ele estabeleceu uma aliança:

«Deixa a tua terra, a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem. E todas as famílias da Terra serão em ti abençoadas.» (Gn 12, 1-3).

O conceito de aliança é fundamentalíssimo em toda a Sagrada Escritura, que é como quem diz, em toda a história de Deus com os homens. Uma aliança só pode ser firmada entre pessoas. O nosso Deus é pessoa e revela-Se aos homens comunicando-lhes os seus desígnios de amor e até estabelecendo aliança com eles.

A fé não é um conjunto de valores, nem de ideias, nem de normas morais, porque normas e valores morais também os têm as pessoas sem fé… Embora a fé tenha consequências morais (se não as tivesse seria uma hipocrisia), não se resume a elas e nem sequer consiste nelas: a fé é uma relação viva com Alguém que eu acredito e sei que está vivo. E a relação só acontece entre pessoas, como é o caso da aliança. Mesmo que as tábuas da Lei possam ser o documento marcante de uma aliança, o compromisso não é com essas normas morais, mas com um Deus que é pessoa.
 

Deus é Trindade!

Mas em Cristo Deus estabeleceu uma Nova Aliança. E com Cristo descobrimos que Deus não só é pessoa como até é três Pessoas! A Santíssima Trindade, o único caso em que três Pessoas não são três deuses mas um só Deus.

Também é caso único em toda a história Deus fazer-Se homem. Por isso, Jesus Cristo, tornando-Se verdadeiro homem sem deixar de ser, ao mesmo tempo, verdadeiro Deus, é a maior revelação que Deus podia fazer de Si mesmo. Depois que o próprio Deus veio ter connosco para viver a nossa vida, em tudo igual a nós excepto no pecado, está dito tudo o que havia a dizer sobre Deus; está dita a mais bela Palavra de Deus à humanidade. Por isso, Jesus bem pode dizer: “ninguém vai ao Pai senão por Mim” (Jo 14, 16).

A morte de um outro qualquer não teria o poder de nos salvar; mas, porque Ele é o Filho de Deus e é Deus com o Pai, o seu sacrifício voluntário, morrendo por nosso amor na cruz, tem o poder de nos perdoar os pecados e nos dar a vida eterna.
 

Deus é Amor!

A Santíssima Trindade é um mistério insondável para a nossa inteligência e linguagem, que são humanas e, portanto, limitadas. No entanto, descobrimos que faz todo o sentido Deus ser Trindade! Dizer que Deus é Trindade é, no fim de contas, dizer que Deus é Amor. Se Deus é Trindade, então não é solidão, mas Amor. A comunicação de Amor no seio da própria Trindade Santíssima diz-nos que Deus é Amor em Si Mesmo. Como o amor não se vive sozinho, o mistério da Santíssima Trindade revela-nos que, mesmo ainda antes de criar o homem, Deus já era Amor em Si mesmo.

Como é pobre ficarmo-nos apenas por dizer “Deus existe”! Não nos preocupa apenas saber se Deus existe (os ateus é que se ficam por aí, e para negar, claro). Não nos preocupa apenas saber se Deus existe: nós queremos saborear o Seu amor!


A aventura de crer

Isto lança-nos na aventura que é crer. Aventura porque crer tem o seu risco. Mas é também, por isso mesmo, é uma atitude de amor, já que estou a confiar mesmo sem ter todas as evidências a 100%: há uma parte gratuita (e, portanto, de doação amorosa) no meu acto de crer.

A fé é a resposta do homem à revelação que Deus faz de Si Mesmo. Diz o Catecismo da Igreja Católica:

142. Pela sua revelação, «Deus invisível, na riqueza do seu amor, fala aos homens como amigos e convive com eles, para os convidar e admitir à comunhão com Ele». A resposta adequada a este convite é a fé.

143. Pela fé, o homem submete completamente a Deus a inteligência e a vontade; com todo o seu ser, o homem dá assentimento a Deus revelador. A Sagrada Escritura chama «obediência da fé» a esta resposta do homem a Deus revelador.

154. O acto de fé só é possível pela graça e pelos auxílios interiores do Espírito Santo. Mas não é menos verdade que crer é um acto autenticamente humano. Não é contrário nem à liberdade nem à inteligência do homem confiar em Deus e aderir às verdades por Ele reveladas. Mesmo nas relações humanas, não é contrário à nossa própria dignidade acreditar no que outras pessoas nos dizem acerca de si próprias e das suas intenções, e confiar nas suas promessas […]

156. O motivo de crer não é o facto de as verdades reveladas aparecerem como verdadeiras e inteligíveis à luz da nossa razão natural. Nós cremos «por causa da autoridade do próprio Deus revelador, que não pode enganar-se nem enganar-nos». «Contudo, para que a homenagem da nossa fé fosse conforme à razão, Deus quis que os auxílios interiores do Espírito Santo fossem acompanhados de provas exteriores da sua Revelação». Assim, os milagres de Cristo e dos santos, as profecias, a propagação e a santidade da Igreja, a sua fecundidade e estabilidade «são sinais certos da Revelação, adaptados à inteligência de todos», «motivos de credibilidade», mostrando que o assentimento da fé não é, «de modo algum, um movimento cego do espírito».

160. Para ser humana, «a resposta da fé, dada pelo homem a Deus, deve ser voluntária. Por conseguinte, ninguém deve ser constrangido a abraçara fé contra vontade. Efectivamente, o acto de fé é voluntário por sua própria natureza»

 

A minha fé é a fé da Igreja!

“Eu cá tenho a minha fé”!?... Eu cá tenho a fé da Igreja!

É verdade que a fé minha na medida em que é decisão pessoal; tenho que ser eu a assumi-la; a fé não nasce enquanto Jesus Cristo for Alguém de Quem eu ouvi falar, mas só nasce quando eu faço experiência de Jesus Cristo. A fé é decisão pessoal… mas, para que seja sólida, há que ser não apenas a “minha fé”: precisa de ser a fé da Igreja!

Quando tenho a “minha fé”, tenho uma fé subjectiva, criada por mim, á minha maneira, de acordo com as minhas opiniões (que podem estar muito certas ou muito erradas) e, acima de tudo, de acordo com as minhas conveniências. Uma fé que é apenas a “minha fé” o mais certo é ser apenas um produto da minha imaginação.

Pelo contrário, quando assumo como minha a fé da Igreja, estou a dar o meu assentimento a algo que é maior do que eu próprio! A algo que vem de muito antes de mim; e antes de mim não é só dos meus pais ou avós: é desde os Apóstolos! Que é o mesmo que dizer desde Cristo! E aí eu não erro, pois estou a sair do horizonte da minha simples opinião falível.


A sucessão apostólica

Muitos discípulos seguiam Jesus, mas de entre eles Jesus escolheu doze apóstolos. Os apóstolos eram discípulos, mas nem todos os discípulos eram apóstolos. Aqueles doze Jesus preparou-os de um modo especial para uma missão especial. A eles confiou o ministério do sacerdócio, do perdão dos pecados, de expulsar demónios, de serem os alicerces da sua Igreja.

E, como eles eram mortais e não iam durar para sempre, transmitiram esse dom, esse ministério que receberam directamente de Cristo, a outros que continuassem a missão ao longo dos tempos, pelo gesto da imposição das mãos, isto é, a ordenação (mesmo que inicialmente não fosse ainda chamada com esse nome). E esses, por sua vez, impuseram as mãos a outros, e esses a outros… até chegar aos nossos bispos actuais. Há, portanto, uma cadeia ininterrupta desde os doze apóstolos de Cristo até cada um dos nossos bispos actuais. Chamamos a isto “sucessão apostólica”. Os bispos são sucessores dos apóstolos e é esta cadeia de sucessão de ordenações válidas e sem interrupções, sem quebrar a cadeia que vem desde os apóstolos, [é isto] que garante a eficácia dos sacramentos e a fé autêntica.

Este ministério de ser pastor da Igreja e de garantir a verdadeira fé e a eficácia dos sacramentos foi dado por Cristo aos apóstolos (e, portanto, aos seus sucessores), a começar por Pedro, que Cristo estabeleceu como o primeiro entre eles:

«Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.» (Mt 16, 18-19).

A São Pedro, para além de ter sido confiado o mesmo ministério que aos outros apóstolos, Jesus ainda confiou mais a missão de confirmar os seus irmãos na fé: «Simão, Simão, olha que Satanás pediu para vos joeirar como trigo. Mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desapareça. E tu, uma vez convertido, fortalece os teus irmãos.» (Lc 22, 31-32).

De facto, conhecemos o nome de todos os Papas desde São Pedro até ao Papa Francisco, uma cadeia de sucessão ininterrupta que faz com que cada um desses homens ao longo dos tempos fosse Pedro, a garantir a unidade da igreja, a confirmar os irmãos a unidade de uma mesma fé.

Perante tudo isto, compreendemos agora ainda melhor como é ridículo alguém dizer “eu cá tenho a minha fé” e achar que ainda é mais católico do que os outros.

Não se pode ser católico (e, atrevo-me ousadamente a dizer que até, de algum modo, não se pode ser completamente cristão) sem estar em comunhão com a única Igreja que está fundada “sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus” (Ef 2, 20). Estar com o Bispo é estar com a Igreja e ter a fé autêntica; estar em comunhão com o Papa é estar em comunhão com a verdadeira fé.
FIM
* * *
TEXTOS EXTRA…

Ef 2 - Judeus e pagãos unidos em Cristo - 11Lembrai-vos, portanto, de que vós outrora - os gentios na carne, os chamados incircuncisos por aqueles que se chamavam circuncisos, com uma circuncisão praticada na carne - 12lembrai-vos de que nesse tempo estáveis sem Cristo, excluídos da cidadania de Israel e estranhos às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. 13Mas em Cristo Jesus, vós, que outrora estáveis longe, agora, estais perto, pelo sangue de Cristo. 18Porque, é por Ele que uns e outros, num só Espírito, temos acesso ao Pai. 19Portanto, já não sois estrangeiros nem imigrantes, mas sois concidadãos dos santos e membros da casa de Deus, 20edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. 21É nele que toda a construção, bem ajustada, cresce para formar um templo santo, no Senhor. 22É nele que também vós sois integrados na construção, para formardes uma habitação de Deus, pelo Espírito.

1ª Tim 1
3Quando parti para a Macedónia, recomendei-te que ficasses em Éfeso, para dissuadir alguns de ensinarem doutrinas estranhas 4e de se ocuparem de fábulas ou de genealogias intermináveis, que favorecem mais as discussões do que o desígnio de Deus que se realiza na fé. 5O objectivo desta recomendação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. 6Por se terem afastado desta linha, alguns perderam-se em discursos vãos. 7Pretendendo serem mestres da lei, não sabem nem o que dizem, nem o que afirmam com tanta segurança.

A evolução do dogma cristão - Da Primeira Exortação de S. Vicente de Lerins, presbítero (Sec. V)
Não haverá progresso algum dos conhecimentos religiosos na Igreja de Cristo? Há, sem dúvida, e muito grande.
Com efeito, quem será tão malévolo para com a humanidade e tão inimigo de Deus que pretenda impedir este progresso?
Mas é preciso que seja um verdadeiro progresso da fé e não uma alteração da fé. Verifica-se um verdadeiro progresso quando uma coisa se desenvolve sem deixar de ser ela mesma; dá-se uma alteração quando deixa de ser o que é, e se transforma noutra.
É necessário portanto que, através das idades e dos 4 séculos, cresça e se desenvolva continuamente a inteligência, a ciência e a sabedoria de todos e cada um, de cada homem e de toda a Igreja Mas este desenvolvimento ria fé deve dar-se segundo a sua natureza, isto é, conservando a identidade do dogma, da doutrina e do seu significado.
O conhecimento religioso das almas imita no seu desenvolvimento a estrutura dos corpos Estes crescem e desenvolvem-se através dos anos, mas conservam sempre a sua natureza. Há uma grande diferença entre a flor da infância e a maturidade da velhice; mas os que atingem a velhice são os mesmos que outrora eram adolescentes. Mudam a condição física e a aparência do homem; no entanto continua igual a sua natureza, permanece idêntica a sua pessoa.
São pequenos os membros dos recém-nascidos e grandes os dos jovens; e contudo, os membros são os mesmos.
Os adultos têm o mesmo número de órgãos que as crianças e se é verdade que alguns órgãos vão aparecendo com o processo de desenvolvimento, eles encontravam-se já incluídos no embrião, de tal modo que nada de novo se revela nos mais velhos que não estivesse já latente nas crianças.
Sobre isto não há dúvida alguma. É esta a norma legítima de todo o progresso, são estas as eis maravilhosas de todo o crescimento: com o decorrer dos anos, vão-se manifestando nos adultos aquelas perfeições que a sabedoria do Criador tinha formado previamente no corpo do recém-nascido.
Se um ser humano mudasse de tal modo que viesse a apresentar uma estrutura não correspondente a sua espécie. quer aumentando quer subtraindo algum dos seus membros, necessariamente pereceria todo o organismo ou converter-se-ia num ser monstruoso ou pelo menos ter-se-ia gravemente deformado. Também o dogma da religião cristã deve seguir estas leis de desenvolvimento: fortalece-se com o decorrer dos anos, desenvolve-se através das idades, cresce com o andar dos tempos.
Os nossos antepassados semearam outrora neste campo da Igreja a semente da fé. Seria gravemente iníquo e incongruente que nós, seus descendentes, substituíssemos a autêntica verdade daquele trigo pelo erro da cizânia.
A retidão e a coerência exigem que não haja contradição entre a raiz e os seus frutos: se eles semearam o trigo da verdadeira doutrina, o fruto que se há-de colher é o trigo do verdadeiro dogma; e se há sempre alguma porção daquelas primitivas sementes que se pode ainda desenvolver com o andar dos tempos, isso deve continuar a ser objeto de uma feliz e frutuosa cultura.

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