sábado, 26 de junho de 2010

Domingo XIII do Tempo Comum Ano C

Quem põe a mão ao arado e olha para trás não serve para o Reino de Deus.
Seguir Jesus.
Seguir Jesus é cortar com tudo aquilo que é incompatível com Ele. Quem segue Jesus faz-se a um caminho onde é preciso renunciar a tantas coisas a que estamos apegados e nem sempre nos fazem bem.
Mas quantas vezes, depois de aderirmos a Jesus Cristo, ficamos a olhar para trás, a “chorar as cebolas do Egipto”! Quantas vezes pegamos no arado do seguimento de Jesus olhando com inveja o pecado que outros gozam e que nós sentimos como um caminho que nos está “lamentavelmente” vedado!
Mas ser cristão não é apenas renunciar. Ser cristão é seguir Alguém bom, Alguém que sentimos que é o maior dos bens. Seguir Jesus é ser como aquele coleccionador de pérolas que descobre uma pérola muito melhor do que todas as outras e vende toda a sua colecção para a comprar. Seguir Jesus é descobrir Alguém muito melhor do que todos esses caminhos desviados que abandonámos mas que às vezes ainda invejamos ou olhamos com saudade.
Seguir Jesus não é aderir a umas ideias com base no cristianismo. Não amamos as ideias. As ideias não se amam, estudam-se. As pessoas, sim, a essas é que nós amamos. Seguir Jesus é amar uma pessoa viva, não é seguir ideias. Só esse amor pessoal é que nos pode dar força para renunciar. Seguir Jesus é mudar de vida: o encontro com Ele é um encontro com uma pessoa tão viva que nos faz diferentes a partir daí. Na primeira leitura Eliseu queima o arado, símbolo da profissão que teve até aí, para indicar que vai passar a ter uma nova vida.
Nós, que pegámos neste arado, olhemos em frente e, em vez de chorarmos olhando para trás, para as coisas que deixámos, olhemos em frente para as coisas muito melhores que Jesus Cristo nos dá.

3 comentários:

Anónimo disse...

27 de Junho de 2010!...
Puseste a mão no arado. Não olhes para trás. Segue em frente, com a graça daquele que te ungiu.
PARABÉNS, Orlando!
FF.

Carlos Dias/Aida Duarte disse...

Tenho esperado pela notícia da tua Ordenação no Blog da Lomba. Com muitos Parabéns e desejos de muitas Felicidades, queria lembrar-te a letra do Cântico Depois da Comunhão, da Missa da tua Ordenação, em que Deus, diz:
"Não fostes vós que Me escolhestes. Fui eu que vos escolhi e vos destinei para que deis fruto e o vosso fruto permaneça"
Parabéns
Carlos/Aida

Carlos Dias disse...

Esqueci dizer-te que no cartão que os Escuteiros nos deram, estava o Cura dÀrs, de seu nome Padre João Maria Batista Vianney, que é o padroeiro de todos os sacerdotes no Mundo.
Que o seu exemplo e a sua vida te ilumine nas tuas tarefas ao serviço da Igreja.
Abração
Carlos Dias