sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Advento: piedosa e alegre expectativa

Deus vem visitar-nos
A palavra Advento significa chegada (em latim “adventus”). Era o termo que os romanos usavam para designar a visita de um deus ou imperador. Assim, no vocabulário cristão, quando falamos de Advento falamos da espera da vinda do Senhor.

As duas vindas

Deus já nos visitou uma vez, quando nasceu há 2000 anos e teve uma vida humana em tudo igual a nós excepto no pecado; e há-de vir uma segunda vez, de forma gloriosa, no fim dos tempos. Assim, o Advento, que antecede o Natal (1ª vinda do Senhor), é um convite a prepararmos a 2ª vinda do Senhor, no fim dos tempos. Na verdade, Ele visita-nos todos os dias, e há-de vir de forma gloriosa no final, por isso há que ter sempre o coração preparado para o receber. No Advento a Igreja (que somos nós) clama «Vem, Senhor Jesus!» e escuta a resposta: «Erguei-vos e levantai a cabeça porque está perto a vossa redenção».

O roxo

No Advento, os paramentos (vestes que o sacerdote usa na liturgia) são roxos. O roxo é uma cor que nos fala da dimensão penitencial do Advento e, ao mesmo tempo, da expectativa de quem espera o Senhor que vem. Não é um tempo de marca tão penitencial como a Quaresma, é, principalmente, tempo de esperança na vinda do Senhor que nos vem salvar. Porém, não esquece o arrependimento e purificação de que precisamos para receber bem o Senhor que vem: «Arrependei-vos porque está próximo o Reino dos Céus!», clama S. João Baptista na liturgia do Advento.

Preparando o Natal, o Advento é uma espera vigilante, alegre e piedosa do Deus que visita o seu Povo.