domingo, 3 de julho de 2011

Porque é que o Domingo XIII do Tempo Comum apareceu a seguir ao dia de Corpo de Deus?

O facto de, este ano, o Domingo a seguir ao Corpo de Deus ter sido o XIII do Tempo Comum tem um explicação simples.
O Tempo Comum começa a seguir ao Tempo do Natal. Depois do Domingo da Epifania ("Dia de Reis") vem a Festa do Baptismo do Senhor, que ocupa o lugar do Domingo I do Tempo Comum. A semana que começa logo a seguir ao Baptismo do Senhor já é a Semana I do Tempo Comum.
E o Tempo Comum segue normalmente até ser interrompido no dia de Quarta-feira de Cinzas, que começa a Quaresma. A Quaresma, que pode começar mais cedo ou mais tarde conforme a Páscoa seja mais alta ou mais baixa, vem interromper o Tempo Comum; à Quaresma segue-se imediatamente o Tempo Pascal; ao terminar o Tempo Pascal, o Tempo Comum é retomado a partir do ponto onde foi interrompido.
Assim, este ano, o dia 6 de Março foi o Domingo IX do Tempo Comum. Mas a quarta-feira seguinte foi Quarta-feira de Cinzas. O dia 12 de Maio foi o Domingo de Pentecostes, último Domingo do Tempo Pascal, e a semana que começou logo a seguir foi a Semana XI do Tempo Comum. O Domingo seguinte seria o Domingo XII do Tempo Comum, mas esse Domingo foi ocupado pela solenidade da Santíssima Trindade, que se celebra sempre no Domingo a seguir ao Pentecostes; mas a semana que se seguiu a esse Domingo da Santíssima Trindade foi a Semana XII do Tempo Comum. Por isso é que o Domingo pasado foi o Domingo XIII do Tempo Comum e este Domingo é o Domingo XIV do Tempo Comum.
Os Domingos do Tempo Comum vão suceder-se agora até ao XXXIV, que é o Domingo de Cristo Rei, último Domingo do ano litúrgico (este ano a 20 de Novembro). O Domingo seguinte é o Domingo I do Advento (este ano a 27 de Novembro), que inicia um novo ano litúrgico.