quinta-feira, 26 de março de 2009

Matrimónio, a sacramentalidade de um sacramento diferente

Sempre me pareceu, desde que estudei Sacramentologia, que, cientificamente, este sacramento é curiosíssimo, porque é um sacramento diferente dos outros. É estranho, é surpreendente, é fora do normal, é invulgar… Na verdade, o matrimónio é uma instituição natural, que já existia antes de Cristo e continuou a existir fora do cristianismo, e o que faz com que esta realidade, à partida não cristã, seja um sacramento é o facto de ser realizado por baptizados! É um sacramento que “baralha” um pouco o esquema do hilemorfismo enquanto aplicado aos sacramentos, porque não tem uma matéria palpável (nem água, nem pão, nem vinho, nem óleo, nem sequer um gesto, como a imposição das mãos na ordem), mas apenas o consentimento dos esposos! É também pelo facto de o matrimónio se realizar pelo consentimento dos esposos que esses mesmos esposos são os verdadeiros ministros do sacramento, e não o ministro ordenado, que aqui é apenas um assistente! Estes e outro aspectos fazem do matrimónio cristão um sacramento diferente.
Mas, apesar de tudo isto, o matrimónio é um sacramento, um verdadeiro sacramento, tão sacramento como os restantes do septenário. Sabendo que «sacramento» significa «sinal» (sinal visível de uma realidade invisível: o amor de Deus), o matrimónio é sacramento (= sinal) da Aliança de Deus com os homens, do amor de Cristo pela Sua Igreja (como encontramos no epistolário paulino) e pela humanidade em geral.
É esta dupla faceta (por um lado tão diferente na sua configuração; mas, por outro, verdadeiro sacramento), que foi e continua a ser origem de controvérsias, que me atrai neste tema e me levou a decidir fazer a minha tese sobre «a sacramentalidade de um sacramento diferente».

O objectivo da minha dissertação de mestrado é, portanto, estudar como um sacramento, apesar de tão diferente, é, também e plenamente, um verdadeiro sacramento.

domingo, 22 de março de 2009

A cidade de Orlando


Orlando é uma cidade do estado norte-americano da Florida, sede do Condado de Orange. Não confundir com Orleães (na França, em francês Orléans) nem com Nova Orleães (também nos E.U.A., estado de Luisiana, em inglês New Orleans). Com uma população de 213 233 habitantes (estimativa de 2005), Orlando é a sexta maior cidade do Estado. A sua região metropolitana ultrapassa 1,8 milhões de habitantes, sendo a terceira maior. Está localizada na região central do Estado, e possui um clima subtropical. Os pântanos são comuns na região.

Famosa por suas atracções turísticas, tais como Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort e SeaWorld, Orlando recebe cerca de 60 milhões de turistas por ano, sendo a segunda cidade mais visitada do mundo, o que a leva a comportar uma imensa infra-estrutura de hotéis, carros turísticos e guias para atender a tanta procura. Orlando foi fundada em 1873, e incorporada em 1875.

Além de ser um pólo turístico, Orlando também é um centro financeiro, passando actualmente por uma fase de intenso crescimento, com inúmeros projectos de expansão em andamento. É também considerada por oito anos consecutivos líder em atendimento e pesquisas na área da saúde (Florida Hospital), possui a segunda maior universidade do estado da Florira, (University of Central Florida) e uma equipa na principal liga americana de basquetebol (NBA), a Orlando Magic.

História
A região onde hoje se localiza a cidade de Orlando, era habitada por uma tribo de nativos americanos conhecida pelo nome de Seminoles. Durante a Primeira Guerra dos Seminoles um soldado chamado Orlando Reeves fora morto em 1836, em suas terras que produziam açúcar, seu corpo enterrado ao lado de uma árvore, com seu nome escrito na mesma. Mais tarde alguns colonos que chegaram à região passaram a atribuir o nome escrito no túmulo ao local que ali eles se estabeleceram, assim Orlando fora como o lugar passou a ser conhecido.


Durante a Segunda Guerra dos Seminoles, em 1838 o Exército da União estabeleceu um acampamento em Fort Gadlin, poucos quilómetros ao sul do actual centro da cidade, mas foi rapidamente abandonado quando a guerra chegou ao fim.

Somente durante a Terceira Guerra dos Seminoles, por volta de 1850, é que a região passou a receber uma ocupação considerável e assim permaneceu durante a Guerra Civil Americana. Os primeiros habitantes na sua maioria eram criadores de gado.

De 1875 até 1895 a cidade passou por uma fase de grande crescimento na produção de frutas cítricas, em especial a laranja. Esta era ficou conhecida como a Era Premiada. Mas no final da Era Premiada a produção passou por grandes problemas devido ao clima gelado que se abateu sobre a região, e muitos dos produtores deixaram a cidade passando a produzir na região mais a sul do Estado.

Orlando, por ser a maior cidade continental da Florida, foi usada inúmeras vezes como lugar de acampamento para abrigar soldados desde a Guerra Hispano-Americana até a Segunda Guerra Mundial. Em 1958, e como homenagem ao Coronel Michael N.W. McCoy, foi fundada a Base McCoy, da Força Aérea, onde era o assentamento do exército, em Pine Castle. Como Orlando é próximo da Base da Força Aérea de Patrick, da Estação Kennedy, da Força Aérea, e do Centro Espacial de Kennedy, estabeleceram-se muitas companhias de alta tecnologia na região, criando empregos de nível elevado para os habitantes de Orlando.

O acontecimento de maior importância económica para a cidade foi, em 1965, a decisão de Walt Disney de construir o Walt Disney World Resort na cidade. A escolha de Orlando para ser a sede do complexo deveu-se ao facto de os furacões terem aí uma incidência menor do que nas cidades do litoral. A obra do complexo terminou em Outubro de 1971, e com ela surgiu um crescimento económico e populacional gigantesco, além de tornar a cidade conhecida no mundo inteiro. Outro acontecimento importante na mesma época, foi a construção do Aeroporto Internacional de Orlando, no lugar da Base McCoy, da Força Aérea, que é um dos mais movimentados aeroportos do mundo.

O prédio SunTrust Center é o maior de Orlando, construído em 1988, e tem 134 metros; em segundo lugar está o Orange County Courthouse, construído em 1997, com 127 metros. Hoje encontra-se em construção o prédio VUE no Lago Eola, que terá 129,5 metros.

Clima
Orlando possui um clima subtropical quente e húmido com duas estações climáticas bastantes peculiares. Uma delas é bastante quente e chuvosa, e vai de Abril até Outubro; a outra é fria e com pouca chuva, e vai de Novembro até Março. O calor excessivo e a alta humidade devem-se à baixa altitude e relativa proximidade do trópico de Câncer.


Durante a época de elevadas temperaturas e de um Verão bastante húmido, o termómetro está sempre acima dos 22°C, e na hora mais quente do dia chega até os 45°C. Nestes meses, são quase diárias as fortes tempestades pela tarde, fazendo de Orlando a capital mundial dos raios e trovões. Já no inverno a humidade é baixa, assim como as temperaturas, que, em média, não ultrapassa os 20°C, podendo chegar até aos 5°C. Não há registo de precipitação de neve na região.